Enem 2015

Enem 2015
Resultado

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Feira do Conhecimento das Ciências Humanas e suas Tecnologias

Tema: Caboclos uma história pertinente.
Contexto: O projeto será realizado por um grupos de estudantes do Ensino Médio, e terá a finalidade de expor aspectos relevantes que os estudantes abordam nas ciências humanas, especialmente Sociologia, Filosofia e História. Ocorrerá no segundo semestre de 2010 e terá adesão de aproximadamente 65 discentes, que atuarão no tema do Caboclo. Resgatando aspecto pertinentes. As atividades variam desde o levantamento de dados, pesquisas bibliográfica, pesquisa de campo, filmagem, elaboração das perguntas, convivência, visitação a CEOM e Puxirão dos Caboclos em Chapecó, Montagem do cenários, e coroado com a “Noite Cabocla” no Dia 19 de Novembro, com previsão de início as 19 horas e término as 22 horas, dia da Consciência Negra. Nesta noite será feitas discussões acerca de temas relevantes que envolvem a cultura caboclo, musicas e ambientalização do cenário que retrate o modo de vida dos caboclos, tendo como momento auge uma janta típica. Os estudantes contarão com apoio logístico dos professores coordenadores, além do apoio da equipe administrativa e pedagógica da escola. Cotarão também com o apoio da Associação do Puxirão dos Caboclos, prefeitura Municipal: Secretaria da Educação. Serão convidados os alunos da E.E.B Madre Benvenuta do noturno.
Objetivo: Compreender aspectos relevantes da cultura cabocla.
Justificativa: Compreender aspectos da cultura cabocla é de certa forma buscar reler a história e a sociedade com seus valores oficiais; é compreender a alteridade, a diferença que prioritariamente não se dá o devido valor. É incrementar ações afirmativas com compromisso de rever algumas posições e atitudes, que no lusco fusco toca em questões racistas ou preconceituosas que uma sociedade aplica, voluntaria ou involuntariamente. Tratar em termos de resgate histórico e cultural é de suma importância para evitar confrontos raciais, que em vez de criar uma situação dialógica de abertura para o outro, faz cerrar os dentes em práticas etnocêntricas. A E.E.B. Cristo Rei desenvolve dentro da sua Proposta pedagógica a Feira do Conhecimento, as Ciências Humanas e sua Tecnologias no ano de 2010 demonstraram de acordo com a lei Nº11.645/08 que altera Nº 10.639/03 que altera a lei Nº 9.394/96 que tratava da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e acrescenta no Art. 79-B “O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’” aspectos Histórico-Cultural da Cultura Cabocla que julgamos por definição pertencer a estes estudos.
Problema: Quais os aspectos relevantes da cultura cabocla?
Objetivos:
1.        Compreender o que é ‘Ser Caboclo’;
2.       Contribuição da cultura cabocla para nosso desenvolvimento;
3.       Compreender as inúmeras facetas do preconceito, exclusão e discriminação, que existiam e ainda perduram;
4.       Sensibilizar e recuperar aspectos históricos da colonização sob a ótica da modernização.
5.       Divulgar aspectos relevantes do conhecimento social e humano que perfazem o Ensino Médio;
6.       Criar no estudante capacidade de pensar e conviver com as diferenças sociais.
7.        Atuar em pesquisas, levantamento de dados e tecnologias do pesquisador social.
Resultados:
O resultado esperado é que os estudantes aprendam a pesquisar montar estratégias, elaborar discursos, pensar riscos que envolvem as ciências humanas e suas tecnologias, na escola: seja a relevância da compreensão de sociedades diferentes, na noção do etnocentrismo, pesquisa de campo e práticas positivistas, em sociologia; seja o confronto com a historiografia oficial, resgatando memórias orais e discursos que envolvam a História Cultural, registrando e documentando sua pesquisa; sejam na abertura para a alteridade, importância do Outro e valores diferentes, em Filosofia. Além de apreenderem a conviver com as diferenças, repensando práticas e atitudes arraigadas em tradições discriminatórias. Tudo isso para que possam conviver numa sociedade com diferenças, sendo sua formação ampla e humanitária.
Matriz de Planejamento
 O trabalho se divide em três grupos básicos de pesquisa. A 1 série e a professora Andréia farão uma apresentação lúdica na noite. A 2ª e 3ª séries por seu turno serão divididas em dois grupos: Grupo 1: Grupo de pesquisa teórica: leitura de textos, apresentação dos pesquisas, elaboração de pesquisa de campo, produção de textos, confecção de vídeos e slides para apresentação. Grupo 2: o grupo ficará responsável pela montagem do cenário, e outros aspectos físicos que serão utilizados na noite, inclui-se elaboração do cardápio e previsão de custos, cuias, ervas e chimarrão com erva carijó e outros aspectos que julgarem necessário para visualização.
Atividades
Grupo 1: Apresentação:
Deve retratar os costumes, vestimentas, Religiosidade popular; Expressões, linguagem como se comunicavam; Dia-a-dia, fabricação dos balaios; Costumes e Comidas; Conto e Musica
Grupo 2: Cenário
Deve organizar o espaço, com palco, casa cabocla, com apetrechos domésticos; forma de trabalho como serviços com erva mates, balsas, roçados e Roça, com ferramentas de trabalho e armas de madeira
 Executores elaboração e distribuição das atividades
Grupo 1:  Karine Zimemann e  Carlise Greztler, contando com o suporte técnico de pesquisa bibliográfica os alunos: Ana Carolina Spanio, Bruna Mallmann, Rudolf Thomas, Guilherme Wagner, Graciele Winkelmann e Daiane Anschau; e suporte de campo e entrevistas: Jenifer Franzen, Jackson, Scheila Finger, Caroline Krone, Ana Paula Hofer, Taíza, Daiana Hackenhar, Bruna Thomé e Suéle Franzen
O Grupo 2 responsável pelo cenário: Cleison e Welinton Hoff contarão com a ajuda para arrecadação dos objetos de Marlon Kipper, Gilnei, Raiel, Daniele,; na Janta: Alice Almeida, Mônica Henn, Marciele, Janice, , na montagem do cenário Jackon Thums, Rodrigo Steiger, Claudir Dresch, Douglas Wolfart, Gilnor e Denilson, Ruan, Gustavo Stefen, Jair, Marco, Rosilei e na confecções de roupas Mirtes Bender; o Chimarrão e a erva: Cleiton, Renan, Marcelo, Lisandro, Dirson e Vinícios
Parte Lúdica: Professora Andréa e estudantes da turma 11 e Música: Luís Henrique
Coordenação
Ivan Luís Schwengber
Andréa de Souza Hackenhar




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